Quem somos

A Papel Social é uma organização que desenvolve, no campo da Pesquisa e da Comunicação, projetos comprometidos com os Direitos Humanos.

Missão

Trabalhar em parceria com organizações da sociedade civil e empresas empenhadas na identificação de violações ambientais, de direitos humanos e de condições de trabalho, com o objetivo de mapear desafios e encaminhar soluções.

Visão

Contribuir para a garantia dos direitos humanos e a redução das desigualdades, com justiça social e educação cidadã.


Equipe

Marques Casara – Diretor Executivo

Pós-graduado em Gestão de Processos da Comunicação pela USP, pós-graduando em Comunicação e Semiótica pela PUC, graduado em Comunicação Social pela UFSC.

Foi roteirista na Central Globo de Produções, diretor no Globo Ecologia, produtor no Fantástico e repórter na revista Época. Vencedor dos principais prêmios do jornalismo brasileiro, dentre eles o Prêmio Esso de Jornalismo e o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

Desde 2002, realiza pesquisas sobre impactos socioambientais em cadeias produtivas de diversos setores da economia. Nesse período, coordenou pesquisas para diversas organizações, dentre elas: Anistia Internacional, Citizen’s Global Platform, Fórum Amazônia Sustentável, Fundación AVINA, Humane Society International, Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, Organização Internacional do Trabalho, Oxfam International, Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, Service Employees International Union, World Childhood Foundation, WWF-Brasil.

Daniele Martins – Coordenadora Geral

Especialista em Negociações Econômicas Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação em Relações Internacionais (Unesp-PUC-Unicamp); graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Trabalhou em veículos de comunicação como RBS (afiliada da Rede Globo em SC), UOL e TV Cultura. Nos últimos seis anos tem se dedicado a processos de comunicação vinculados a pesquisas de cadeias produtivas, condições de trabalho, direitos humanos e formação de redes, no Brasil e em países da América Latina. Foi coordenadora de comunicação no Instituto Observatório Social, onde atuou, em parceria com a Papel Social, na coordenação editorial de três pesquisas: “A Floresta que Virou Cinza”, “O Aço da Devastação” e “O FalsoVerde”.

Estudou África Contemporânea e foi colaboradora do Observatório da África, grupo de estudos da Universidade de Brasília sobre o tema. Na especialização, estudou a presença de empresas brasileiras nos países africanos de língua portuguesa.

Fernando Santoni – Coordenador Multimídia

Profissional graduado em Administração de Empresas, tendo elaborado estudos na área da Economia Solidária e Microcrédito como alternativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas excluídas do sistema bancário tradicional. Possui MBA em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Atuou como produtor e editor freelancer de conteúdo multimídia, com a sistematização de dados, elaboração de relatórios técnicos e apresentações multimídia e na edição de vídeos em projetos realizados para organizações como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Instituto WCF (Childhood Brasil) e Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPACTO).

Lúcio Lambranho – Repórter Especial

Experiência de 20 anos em Jornalismo investigativo. Escreveu para o Correio Braziliense e Jornal do Brasil. Agraciado com menção honrosa no Prêmio Esso de Jornalismo e no Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Para a Papel Social, pesquisa temas ligados ao trabalho escravo desde 2012.

Tulio Kruse – Repórter Especial

Colabora com a Papel Social em pesquisas e projetos de comunicação. Por um ano, investigou a origem do aço que abasteceu o estádio Arena da Amazônia, em Manaus, e sua relação com desmatamento, carvão ilegal e trabalho escravo – publicado na reportagem “A Selva do Futebol” pelo BRIO em parceria com o jornalista Raul Andreucci. Foi repórter do jornal O Estado de S. Paulo, onde escreveu sobre crime, religião, política e economia.

 Alessandra Pereira – Consultora Parceira

Pós-graduada em Sustainable Business pela Universidade de Cambridge (Reino Unido), especializou-se em Gestão de Organizações do Terceiro Setor pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui doze anos de experiência em planejamento, diagnóstico e gestão estratégica de sustentabilidade para organizações de diferentes portes e setores. Participou da elaboração da metodologia do Programa Tear, do Instituto Ethos, para integração de práticas de responsabilidade social nas pequenas e médias empresas brasileiras.

Tendo atuado em consultorias, desenvolveu estratégias para integrar a sustentabilidade para clientes como  Vale, Fundo Vale, Cosan,  Banco do Nordeste, Grupo Estado, Petrobras e Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

É sócia fundadora da Società Consultoria

Raquel Sabrina – Consultora Parceira

Especializou-se em Gestão da Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas (GVCes-EAESP), com passagem pela Gestão da Comunicação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Tem dez anos de experiência em sustentabilidade, sendo especialista em temas como impacto socioambiental, direitos humanos, relacionamento com comunidades e sustentabilidade no setor público.

Como consultora, atendeu a mais de 30 empresas, entre elas Petrobras, Santander, Natura, Vale, Unilever e Itaú em projetos de engajamento de stakeholders, materialidade e indicadores socioambientais. Atuou como Gerente de Consultoria da Report Sustentabilidade, sendo responsável pela formação e coordenação de equipe, desenvolvimentos de estudos e pesquisas e planejamento estratégico da empresa.

É sócia fundadora da Società Consultoria

Tatiana Cardeal – Fotógrafa Parceira

Fotógrafa e artista visual. Teve trabalhos expostos no Brasil, Bélgica, França, Uzbequistão, China, Portugal, Estados Unidos e Áustria.

Recebeu os seguinte prêmios e destaques:

:: Performance Awards of Humanity Photo Awards (UNESCO) – China;
:: Seleção PHOTOESPAÑA – Caminante digital – Madrid;
:: Nomeação para a National Geographic All Roads Photography Awards (2007, 208 e 2011);
:: Premiada com bolsa de estudos pelo Foundry Photojournalism Workshop – Buenos Aires, Argentina;
:: Medalha de prata: International Photo Biennial “TashkentAle – Tashkent, Uzbekistan;
:: Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos;
:: Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo – OAB-RS;
:: Prêmio Abril de Jornalismo;
:: Prêmio Esso de Jornalismo.

Portfólio Tatiana Cardeal

translate