Pesquisas

Que Moda é Essa?


A pesquisa Que moda é essa?, realizada em 2006 em parceria com o Instituto Observatório Social, identificou imigrantes clandestinos, com jornadas de trabalho de até 18 horas por dia. Eles eram usados na confecção de roupas vendidas por grandes magazines. A pesquisa levantou provas que identificaram malharias clandestinas a serviço da multinacional holandesa C&A.

O resultado positivo da pesquisa e publicação Que Moda é Essa? foi uma radical mudança na relação da C&A com seus fornecedores brasileiros. Um amplo programa de controle da cadeia produtiva foi implantado. A C&A também foi a primeira empresa a aderir ao Pacto Nacional Pela Erradicação do Trabalho Escravo, levando consigo dezenas de fornecedores.

Clique aqui para acessar o PDF da edição nº 10 do Observatório Social Em Revista.

 


Conheça os resultados desta pesquisa:


A pesquisa “Que Moda é Essa?” identificou uma cadeia produtiva com graves violações de direitos humanos: imigrantes clandestinos, com jornadas de trabalho de até 18 horas por dia, eram usados na confecção de roupas vendidas por grandes magazines. A divulgação dos dados fez com que uma das empresas pesquisadas implantasse um amplo programa de controle da cadeia produtiva.

saiba mais
voltar