Notícias

“Terminal 3” estreia em junho no circuito paulistano


Com produção da Papel Social e da Araipe, o curta “Terminal 3” conta a história de 150 trabalhadores mantidos como escravos na ampliação do aeroporto de Guarulhos. A direção é de Marques Casara e Thomaz Pedro. Dia 11, bate-papo com os diretores no Cine Belas Artes.

Terminal3 Na noite do dia 12 de agosto de 2013, um ônibus lotado de operários estacionou em frente ao escritório da construtora OAS em Guarulhos. Foram 48 horas de viagem desde o interior de Pernambuco. Os homens chegaram cansados, mas felizes com a promessa de trabalho na construção do Terminal 3 do maior aeroporto do país, que se preparava para a Copa do Mundo de Futebol.

Naquele momento, começava uma das mais dramáticas ocorrências de trabalho escravo registradas na história recente do país. Uma trama criminosa que levou 150 trabalhadores ao limite da resistência física e emocional.

Terminal 3 conta essa história pelos olhos dos homens que estavam naquele ônibus. Dentre eles, Josenildo Cruz Nunes, construtor de aeroportos, pontes e rodovias. Trabalhador migrante, nasceu para unir distâncias e misturar culturas. Um operário que ainda sonha em edificar sua obra prima: construir um edifício que leve conta a dignidade humana.

Terminal 3 foi selecionado para a 6ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, o mais importante festival brasileiro dessa temática. 

No dia 11 domingo, no Cine Caixa Belas Artes, após a exibição haverá um bate-papo com os diretores.

Clique aqui para conhecer todos os filmes em cartaz durante a mostra.


Terminal 3
Produção: Papel Social
Coprodução: Araipe
Produção Executiva: Marques Casara
Direção: Marques Casara e Thomaz Pedro
Roteiro e entrevistas: Tulio Kruse
Fotografia: Thomaz Pedro
Imagens adicionais: Caio Falcão e Tatiana Cardeal
Montagem: Marcelo Vogelaar e Thomaz Pedro
Música original: Daniel Grajew
Iniciativa: Projeto Contracondutas – Escola da Cidade
Com: Josenildo Cruz Nunes, Christiane Nogueira, Jônatas dos Santos Andrade, Luciano dos Santos Aguiar, Marcelo Ferreira, Maria do Socorro Cruz, Reginaldo Vigilio da Silva, Renato Bignami, Sandro Sebastião Oliveira.
Agradecimentos especiais: Escola da Cidade; Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo; Juliana Felicidade Armede, Ministério Público do Trabalho; Organização Internacional do Trabalho; Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Guarulhos; e aos trabalhadores e familiares que deram seus depoimentos.

Confira abaixo as datas de exibição do filme

SÃO PAULO – JUNHO DE 2017

QUI 01/Jun
16:00 – Circuito Spcine Centro Cultural São Paulo – Sala Lima Barreto

SÁB 03/Jun
15:00 – Fábrica de Cultura Jaçanã

SEG 05/Jun
15:00 – Cine Caixa Belas Artes

TER 06/Jun
15:00 – Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

QUA 07/Jun
14:30 – Fábrica de Cultura Capão Redondo

QUI 08/Jun
10:00 – Fábrica de Cultura Jardim São Luís

QUI 08/Jun
15:00 – Fábrica de Cultura Brasilândia

SEX 09/Jun
17:00 – Circuito Spcine Roberto Santos

DOM 11/Jun
18:30 – Cine Caixa Belas Artes
(Após a exibição haverá um bate-papo com os diretores.)

Informações adicionais: marques@papelsocial.com.br
_______

A Papel Social é uma organização que desenvolve, no campo da Comunicação e da Pesquisa, projetos comprometidos com os direitos humanos.
www.papelsocial.com.br

voltar