Notícias

Dia Nacional de Combate à Exploração e ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes


bear-papelsocial

 

18 de Maio é o Dia Nacional de Combate à Exploração e ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, mas para organizações como a Childhood Brasil, todo dia é dia de lutar por esta causa.

A Papel Social participa da maior iniciativa empresarial de enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes: o Programa Na Mão Certa, lançado pela Childhood Brasil e que conta com centenas de empresas signatárias do Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras.

O objetivo do Programa é fazer com que as empresas não permitam a exploração sexual em sua cadeia de negócios. O ponto forte é a sensibilização dos caminhoneiros que dirigem para essas empresas. Cerca de 63,2% desses profissionais admitiram, na primeira pesquisa realizada pelo Childhood Brasil (2005), nunca terem feito “programa” com menores de 18 anos. Em 2010, na segunda edição da pesquisa, esta porcentagem aumentou para 82,1% . Já em 2015, na terceira edição, este índice foi ainda maior: 87,3%.

Para mudar esse cenário, um intenso processo de educação continuada foi implantado. O objetivo é transformar o caminhoneiro em agente de proteção dos direitos de crianças e adolescentes. A Papel Social desenvolveu os materiais que hoje alcançam centenas de milhares de caminhoneiros. Gigantes da indústria e as maiores transportadoras do país utilizam esses conteúdos.

Em 2009, a Revista Na Mão Certa, também produzida pela Papel Social e lançada pela Childhood Brasil, recebeu o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

Clique aqui para conhecer alguns dos materiais produzidos pela Papel Social neste tema.

 

voltar