Biblioteca

Vídeos


Assista aos vídeos institucionais, vídeos educativos, documentários jornalísticos e vídeos de mobilização produzidos pela Papel Social.

Institucional
Proteção em Rede na Costa do Descobrimento

A equipe da Papel Social foi até a região da Costa do Descobrimento para conhecer o projeto “Proteção em Rede na Bahia”, iniciado em 2013 pela Childhood Brasil. O resultado desta viagem é um vídeo que conta a história e as conquistas do projeto. Assista!

Parceiro:  Childhood Brasil

Prêmio Nobel da Paz

Neste vídeo produzido pela Papel Social, em parceria com o InPACTO,  o Prêmio Nobel da Paz de 2014, Kailash Satyarthi, um dos mais importantes ativistas da atualidade, fala sobre o papel das empresas na proteção dos direitos humanos. O vídeo também traz entrevistas com Tereza Campello, Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Luiz Machado, Coordenador Nacional do Programa de Combate ao Trabalho Forçado da Organização Internacional do Trabalho (OIT); Lelio Bentes, Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST); Marcos Fava,  Membro da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho (CNJ); Jorge Abrahão, Presidente do Instituto Ethos, Caio Magri; Presidente do InPACTO e Vânia Rego, Analista do Sebrae Nacional.

Parceiro: Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPACTO)

O Papel das Empresas no Combate ao Trabalho Escravo

Como as empresas podem ajudar a prevenir e combater o trabalho escravo no Brasil? Neste vídeo produzido pela Papel Social, em parceria com o InPACTO, representantes de grandes companhias falam sobre suas ações de prevenção e combate ao trabalho escravo em seus negócios e cadeias produtivas. A ação faz parte das atividades do InPACTO na promoção da prevenção e erradicação do trabalho escravo no Brasil.

Parceiro: Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPACTO)

Programa Cidades Sustentáveis

Nesta série, composta por 13 vídeos (clique aqui para assistir à série completa) produzidos pela Papel Social, especialistas falam sobre os 12 Eixos Temáticos do Programa Cidades Sustentáveis. Uma realização da Rede Nossa São Paulo, da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e do Instituto Ethos, o programa oferece uma plataforma que funciona como uma agenda para a sustentabilidade, incorporando de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural e abordando as diferentes áreas da gestão pública.

Parceiro: Programa Cidades Sustentáveis

Vozes na mão Certa

O vídeo institucional apresenta o Programa Na Mão Certa, iniciativa da Childhood Brasil (Instituto WCF) que visa o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas. Coordenadores da organização e empresários falam sobre as ações realizadas e sobre a importância das empresas assinarem o Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras. Desde 2006, mais de 1400 empresas e 50 entidades assinaram o Pacto, dentre elas as maiores transportadoras e embarcadoras do país.

Parceiro: Childhood Brasil


Documentário
A Crise

O documentário conta a história da crise de 2008 pela visão dos trabalhadores de três multinacionais alemãs instaladas no Brasil: Mercedes, Bayer e Basf.
Enquanto o mundo se preocupava com o colapso econômico nos Estados Unidos e na Europa, os trabalhadores brasileiros viviam um momento único de otimismo e alegria: pela primeira vez em suas vidas a crise não era com eles. Esse vídeo é o recorte de um momento da história brasileira, quando trabalhadores e empresários se uniram para superar a marola provocada pela crise internacional.

The Crisis (English subtitles)

Parceiros: Instituto Observatório Social e Dachorganisation der Gewerkschaften in Deutschland – DGB (Confederação dos Sindicatos Alemães)

Paraíso Ameaçado

Ilhabela é um arquipélago localizado a cerca de quatro horas de São Paulo. Quase 80% do território faz parte de um parque ecológico muito preservado. É um paraíso ecológico, um dos principais pontos turísticos do país. Nos últimos anos, a falta de planejamento urbano levou Ilhabela a ter sérios problemas de saneamento e de ocupação irregular.

Mas isso não bastou. A Companhia Docas decidiu que iria construir, em frente à sede do município, um gigantesco porto de containers. Iria acabar com a pesca, com o bioma e com o turismo. Em troca, daria um porto, um fluxo de 150 caminhões por ora e milhares de novos moradores em busca de trabalho.

Esse filme é sobre a luta da comunidade, liderada pelo Movimento Nossa Ilha Mais Bela, para impedir a construção do porto de containers.

Parceiro: Instituto Ilha Bela Sustentável

Mudanças Climáticas

As mudanças climáticas deixaram de ser uma hipótese científica. Em uma das regiões mais remotas e preservadas da Amazônia brasileira, no alto Rio Negro, as comunidades indígenas começam a enfrentar problemas causados pelas mudanças do clima. A agricultura, a caça e a pesca, base da cadeia alimentar e da cultura indígena, sofrem fortes impactos causados pelo fenômeno. Sem referências, os índios não sabem mais quando plantar e não tem mais a certeza se um dia vão colher.

Parceiros: Instituto para o Desenvolvimento da Cooperação e Relações Internacionais (IDECRI) e Citizens’ Global Platform.

Climate Changes

Versão em Inglês do vídeo sobre as mudanças climáticas que começam a afetar o planeta. Indígenas da Amazônia, povos tradicionais da Tanzânia e da Índia falam sobre os impactos do fenômeno climático que coloca suas vidas em risco.

O vídeo foi recentemente exibido na COP 15, em Copenhague.

Parceiros: Instituto para o Desenvolvimento da Cooperação e Relações Internacionais (IDECRI) e Citizens’ Global Platform.


Mobilização
O Brasil na Mão Certa

Trailer do vídeo educativo que busca sensibilizar os caminhoneiros para o problema da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas. Aqui, os personagens Geraldo e Marcelo debatem sobre o problema e sobre formas de ajudar a enfrentá-lo. Esse vídeo faz parte de um amplo programa de educação continuada implantado em 2006 e que busca transformar os caminhoneiros em agentes de proteção dos direitos de crianças e adolescentes.

Parceiros: Childhood Brazil e Volvo

voltar

translate