Somos uma organização especializada em investigar cadeias produtivas e identificar violações dos direitos humanos e crimes ambientais.

home-quem-somos-1
home-quem-somos-2

Produzimos conteúdo e projetos de comunicação comprometidos com os direitos humanos.

Projetos

Violações aos direitos humanos na cadeia produtiva do fumo

Violações aos direitos humanos na cadeia produtiva do fumo

A mais completa investigação já realizada sobre as condições de trabalho na cadeia produtiva do fumo. Jornadas exaustivas, trabalho infantil, servidão por dívida, doenças e contaminação por agrotóxicos fazem parte do cenário encontrado nas regiões produtoras.

Trabalho infantil na cadeia produtiva do cacau

Trabalho infantil na cadeia produtiva do cacau

Um ano de investigação culminou no mapeamento da cadeia produtiva do cacau produzido no Brasil. Trabalho infantil, falsas parcerias rurais, sonegação de impostos e condições precárias de trabalho permeiam o cacau processado no país. Seis multinacionais estão diretamente implicadas nas violações aos direitos humanos.

Condições de trabalho na cadeia produtiva da castanha

Condições de trabalho na cadeia produtiva da castanha

Em locais remotos da Amazônia, comunidades tradicionais vivem do extrativismo da castanha. Jornadas exaustivas, trabalho infantil e servidão por dívida são violações aos direitos humanos presentes na base desta cadeia produtiva. A Castanha do Brasil é insumo de produtos das principais empresas de alimentos do mundo.

Servidão por dívida na produção de óleo de palma

Servidão por dívida na produção de óleo de palma

Em extensas áreas do estado do Pará, agricultores familiares trocaram a produção de alimentos pelo plantio da palma de óleo, usada em diversos setores da economia, como alimentos e combustíveis. A pesquisa identificou que empresas multinacionais se beneficiam de contratos que levam centenas de famílias a um processo de endividamento.

Violação dos direitos humanos na produção de gesso

Violação dos direitos humanos na produção de gesso

A investigação estabeleceu as responsabilidade de incorporadoras imobiliárias e grandes construtoras em um sistemático processo de violação dos direitos humanos no principal polo de produção de gesso do Brasil, no interior do estado de Pernambuco.

O conteúdo integral dos nossos projetos é protegido por contratos de exclusividade ou fazem parte de mobilizações em andamento.

Para saber detalhes sobre pesquisas específicas, escreva para contato@papelsocial.com.br.

Parceiros

Organização Internacional do Trabalho
Ministério Público do Trabalho
Oxfam
Fundo Brasil de Direitos Humanos
Fundación Avina
Childhood
IDIS
The Freedom Fund
Humane Society International
SEIU
Canopy
Instituto Ethos
Ação Educativa
Fórum Amazônia Sustentável
Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal
Instituto Observatório Social
WWF
Rede Nossa SP
Instituto C&A
Escola da Cidade